Amigos/as, após a divulgação em meu face de que estou fazendo o blog, tive a grande notícia de que a tese de doutorado de uma grande amiga (que se formou comigo em direito la na UFPE) foi justamente sobre POLIAMOR :D
Ela, gentilmente, me cedeu a tese e me autorizou a publicar para qualquer interessado ler.
Chama-se:
"O RECONHECIMENTO JURÍDICO DO POLIAMOR COMO MULTICONJUGALIDADE CONSENSUAL E ESTRUTURA FAMILIAR", de Duina Porto .
Claro, há muitas partes que só acadêmicos, e outras que só acadêmicos de Direito, vão entender ou se interessar... mas há um descrição do contexto histórico de como a "monogamia" se desenvolveu, bem como os recentes entendimentos no direito brasileiro de como o conceito de "família" está começando a transitar de algo "jurídico", "religioso", "moral", para um campo baseado primeiramente em relações de "afeto".
Pelo que li até agora, mais ou menos metade, está sensacional. Mesmo quando, eventualmente, não se concorda com a posição da autora ou sobre os autores que ela cita, há algo a se aprender.
A primeira e a segunda parte, que terminam ali pela página 133, são mais acadêmicas e dão contextos históricos e jurídicos.
A terceira e quarta parte, que começam ali na página 134, são mais "livres" e se concentram mais na afetividade e nas relações não-monogâmicas em si.
Quem não quiser fazer o download no blog ( poliefetivo.blogspot.com ) , pode fazer neste post pois, repito, a autora é gente boníssima e fez a tese JUSTAMENTE para que seja lida pelo máximo de pessoas interessadas :D
Texto para leitura online:
No comments:
Post a Comment